Conheça neste espaço um pouco mais das atividades paralelas da CNI Tecnologia e opinião dos seus gestores sobre sobre assuntos da atualidade. Um conteúdo extra que poderá lhe auxiliar na tomada de decisões para novos negócios.
08/12/2016 07h54 - Por Fabrício J. de Paula - Administrador
Com o aumento do desemprego e da dificuldade financeira das empresas, escritórios de advocacia e sindicatos notam incremento de até 30% no número de ações trabalhistas ajuizadas ou nas consultas sobre processos.
A tendência é que cresça mais à medida que a retração econômica se agrave e as demissões, antes concentradas no setor industrial, se espalhem por outras atividades.
O impacto das ações tem sido mais sentido por indústrias que estão sofrendo a crise com maior intensidade. Caso da construção civil, do setor automobilístico e do de óleo e gás. Mas segmentos da área de prestação de serviços, como o de bares e restaurantes, também já identificam maior número de demitidos ingressando no Judiciário.
No Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (Grande São Paulo e Baixada Santista), um dos maiores do país, foram 386.038 novos processos de janeiro a outubro -aumento de 6,6% ante o acumulado dos mesmos meses do ano passado. Entre 2014 e 2013, também houve alta, mas em menor proporção (3,4%).
Na Justiça do Trabalho de Campinas (SP), que atende o interior paulista, a variação no número de processos chega a 10%, dependendo da cidade, segundo informam juízes da região.
A cada 100 demitidos no ano passado, 30 recorriam à Justiça. Neste ano, são ao menos 60 ingressando com ação. Empresas que recebiam uma ação por ano passaram a receber neste ano, em média, cinco a seis.
'VANTAGEM FINANCEIRA'
A tendência de aumento do volume de reclamações trabalhistas é maior em tempos de crise econômica não só porque o nível de demissões é maior mas também porque o trabalhador demitido encontra mais dificuldade para se recolocar no mercado.
Importante também comentar que o diálogo nas empresas ainda tem sido a melhor alternativa. A negociação entre as partes permite muitas vezes sanar as necessidades de ambos. O desgaste é grande e a Justiça está sobrecarregada.
A Falex CNI possui soluções empresarias que contribuem para a transparência nas relações de trabalho. Estas soluções custam menos que uma ação trabalhista. Pense nisto!
Seja o primeiro a comentar!