Conheça neste espaço um pouco mais das atividades paralelas da CNI Tecnologia e opinião dos seus gestores sobre sobre assuntos da atualidade. Um conteúdo extra que poderá lhe auxiliar na tomada de decisões para novos negócios.
06/05/2014 18h04 - Por
O que é a Portaria 480 do Inmetro ou REP 2.0?
Após a criação da Portaria 1.510 que exigiu certificação por órgãos técnicos e homologação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego dos REPs (Registradores Eletrônicos de Ponto) muito se questionou ainda sobre situações técnicas que envolvem empregado e empregador no ato do registro de ponto eletrônico.
Questões que aperfeiçoam a operacionalização dos registradores bem como sua durabilidade. Com intuito de criar um plano diretor de certificação técnica de alta qualidade, o Inmetro assumiu a responsabilidade de aprovar os equipamentos de
controle de ponto fabricados no Brasil.
O que muda a partir de Dezembro de 2013?
Neste prazo, os fabricantes deverão encerrar a fabricação dos modelos atuais, iniciando oficialmente a fabricação dos novos modelos. O estoque fabricado até este prazo, poderá ser comercializado por mais um ano (Até Dezembro 2014).
O que muda a partir de Dezembro de 2014?
Neste prazo, os fabricantes não poderão mais comercializar os modelos atuais, somente o novo modelo certificado pelo Inmetro.
Terei que trocar novamente meu REP?
É claro que não. Todos os equipamentos devidamente homologados pelo MTE poderão ser utilizados de forma permanente até sua incapacidade técnica de operação. Não há obrigação para troca do equipamento.
Já tenho um REP, poderei adquirir futuramente este novo modelo do Inmetro?
Sim. Os equipamentos não serão diferentes do exigido na Portaria 1.510, inclusive a grande maioria dos fabricantes manterá os padrões atuais de comunicação e funcionamento. Ambos os modelos serão compatíveis. A mudança estará focada na qualidade de peças/componentes e algumas mudanças técnicas, como a validação digital no ticket de impressão.
Preciso comprar um novo REP, o que devo fazer?
A Falex CNI atua de forma consultiva, e está sempre à frente de informações importantes através de canais diretos com órgãos competentes e juízes especializados. Se faz parte de seus planos adquirir novos equipamentos não é preciso esperar. Os equipamentos atuais devidamente homologados terão validade enquanto durarem e de forma alguma haverá implicação legal sobre seu uso. Você pode confirmar estas informações diretamente com o Ministério do Trabalho e Emprego através do tel. (61) 3317-6181 ou (61) 2031-6021.
Quanto custará o novo equipamento do Inmetro?
Como todo lançamento e devido as grandes exigências feitas pelo novo órgão certificador, os equipamentos serão bem mais caros. Estamos prevendo algo em torno de R$ 4 à 8 mil reais. Entendemos que o momento é ideal para aquisição de novos relógios de ponto, pois os REPs atuais encontram-se com preços atrativos e já nos primeiros meses de 2014 poderá haver escassez de equipamentos, pelo fato dos fabricantes não poderem mais fabricar os modelos vigentes a partir de Dezembro 2013. Ao longo de 2014, os novos REPS do Inmetro serão lançados no mercado, conforme certificação dos fabricantes pelo CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) porém com preços muito superiores.
Seu melhor negócio, é agora!!!
Fontes de Consulta:
http://www.abrep.com.br/site/inmetro-os-atuais-rep-permanecerao-em-uso-normal/
http://www.falex.com.br/RTAC001910.pdf
Fonte: Comercial | Falex CNI
Seja o primeiro a comentar!